terça-feira, 10 de julho de 2018

Risco de incêndio, incúria, insegurança, incompetência...


… e muito mais.
Na zona que pode considerar-se florestal da Serra do Bouro, no concelho de Caldas da Rainha, foi feita uma "limpeza" de vias, ou "desmatação" ou o que se quiser, por iniciativa da Junta de Freguesia mais ou menos local e/ou da Câmara Municipal de Caldas da Rainha.
Abertos os caminhos, tudo o que é mato cortado, desde canas a ervas que agora tendem a secar, ficou pelo solo. 
Há pontos onde a altura do restolho acumulado chega aos quinze centímetros de altura, escondendo desníveis e buracos, numa armadilha constante estendida a quem passeia. 



Mas não é só isso: o restolho que foi acamado, e onde tudo tende a secar, passou a constituir uma massa de material combustível que favorece, e alimenta, qualquer incêndio. 






Nesta região, e nunca é demais lembrá-lo, houve em 15 de Outubro do ano passado um incêndio descontrolado e de grandes dimensões, que viveu de todo o mato acumulado e em seguida das árvores, poupando apenas pessoas e casas porque o vento o afastou das zonas habitadas.
Esta "desmatação" é um convite à tragédia. 
É possível que quem manda na Junta de Freguesia e na Câmara Municipal se esteja completamente nas tintas.
É pena que não tenham sentido o calor das chamas, o cheiro das árvores queimadas e o perigo a rondar-lhes as casas, nem ouvido o crepitar do fogo, nessa noite de Outubro de 2017!


Sem comentários: