segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Tempus fugit



Gostava de escrever pormenorizadamente sobre "The Deuce" (a série de TV em que David Simon regressa às ruas, recuperando o espírito da magnífica "The Wire").
Gostava de escrever sobre a mais recente temporada da série "Ray Donovan", com dois grandes actores em grande forma: Liev Schreiber e Jon Voight.
Gostava de escrever sobre "Stalin: The Court of the Red Tsar", que estou a ler.
Gostava de escrever sobre um cãozinho chamado Filipe e que perdeu toda a alegria de viver às mãos de donos que não o merecem. 
Gostava de escrever sobre o estado de abandono a que esta zona interior do concelho de Caldas da Rainha continua votada, apesar das promessas (imbecis, não há outra palavra) dos candidatos autárquicos de "embelezamento".
Gostava de escrever sobre o biltre psicopata que nos governa e sobre as "boas almas" dessa espécie de "esquerda" que alegremente se prostituiu ao PS e sobre o silêncio tão estranho de algumas pessoas, que conheço e que sempre julguei mais inteligentes e menos sectárias.
E sobre outras coisas. Mas por enquanto ainda não.
Estou nesta altura a cumprir em regime intensivo o meu ofício de tradutor o monumental "The Story of the Jews - Belonging", do historiador Simon Schama. Já aqui me referi ao primeiro volume desta sua extraordinária obra ("Encontrar as Palavras"), que também tive o enorme prazer de traduzir. Com cerca de 800 páginas e um prazo desafiador, é um empreendimento que me reduz o tempo de que disponho para, por exemplo, vir aqui.
Haverá quem respire de alívio, haverá quem espere mais. Mantenho uma intervenção esporádica no Facebook mas, por aqui e até Janeiro, haverá menos textos. 
Até lá... Bem, leiam "A História dos Judeus - Encontrar as Palavras", ed. Temas e Debates. É muito bom. E este é melhor!


O segundo andamento da "História dos Judeus"

Sem comentários: