segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Universidade grande, imprensa pequenina

A Universidade de Lisboa, como agora é designada, unificou as antigas Universidade "Clássica" de Lisboa e Universidade Técnica de Lisboa.
Tem (números de 2014) mais de 48 mil estudantes, 2080 funcionários administrativos e técnicos e 3422 professores, num conjunto de 18 escolas superiores, e um orçamento anual de 316 milhões de euros.
É, pela sua dimensão e pela sua localização em Lisboa, uma das mais importantes universidades nacionais. Foi numa das suas faculdades (a de Letras) que me licenciei.
Gigantesca, até na sua extensão territorial por força da fusão das anteriores universidades, a Universidade de Lisboa tem, no entanto, uma revista... liliputiana.
É uma espécie de "newsletter" empresarial, com 32 modestas páginas, em papel de bom acabamento, com algumas fotografias a cores e num tom requintadamente sépia. O conteúdo deste número 1 é fraco, com entrevistas e textos que não contrastam com o tom melancólico da edição, sem ponta de interesse. Já vi, noutros tempos, publicações de universidades estatais do interior, universidades privadas e institutos politécnicos bem mais interessantes.
Em editorial pomposo, o reitor da instituição garante, com assinalável convicção, que a publicação "é um dos meios por excelência para a promoção da coesão e do espírito de corpo da Universidade". Se é, estaria melhor fragmentada.
Admira que tanta "massa crítica" e da outra (a dos 316 milhões de euros) não tenha conseguido fazer melhor.


A Universidade de Lisboa em versão "newsletter".

Sem comentários: