terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Eu, votante no “Presidente Marcelo”, decepcionado me confesso

Na vida do actual chefe do Estado há muitos “Marcelos”. Há (no hemisfério público) o do “Expresso” do fim do Estado Novo até ao fim da Aliança Democrática, há o do presidente do PSD que quis atabalhoadamente destronar o primeiro-ministro Guterres, há o candidato à Câmara Municipal de Lisboa, há o comentador político, há o “entertainer” televisivo/explicador político, há o político que não quer ser político. E que não quer ser político quando exerce o mais político de todos os cargos: Presidente da República.
Votei em Marcelo Rebelo de Sousa para esse mesmo cargo, em Janeiro deste ano, e, ao cabo destes meses todos… Bem, sinto-me decepcionado. E não há, infelizmente, período de devolução por insatisfação ou livro de reclamações em eleições democráticas.
O período áureo de Marcelo Rebelo de Sousa foi, para mim, o de comentador na rádio nos anos 90. Era brilhante, arguto, docemente sarcástico, pesada mas subtilmente crítico com as notas que dava. A transição para a TV pode ter-lhe sido favorável noutros aspectos mas diminuiu-o na qualidade de comentador. 
No universo de comentadores que percebem de tudo e de nada, Marcelo Rebelo de Sousa pode ter querido ser diferente e foi deixando cair a sua pele de comentador de olhar crítico. Ou tivesse outras coisas em mente. Na televisão tornou-se um explicador de factos presentes e de hipóteses futuras. Começou a criar um lugar de “entertainer” e a avançar por um mar de absurdos que iam dos afectos diante das câmaras às entrevistas vagamente jornalísticas. Foi, claramente, diante das câmaras da TVI que nasceu a sua candidatura à Presidência da República.
No rescaldo do golpe de Estado parlamentar da tríade PS-BE-PCP, Marcelo Rebelo de Sousa pode ter sido visto – atendendo à sua área política de origem – como uma espécie de homem providencial por parte dos opositores ao Governo. 
Penso que muitos dos seus eleitores acreditaram, e isso aconteceu comigo, que seria importante ter na Presidência da República um homem de discernimento e força política institucional que, respeitando o alcance e os limites do cargo, exercesse de maneira mais firme e talvez mesmo recatada a sua “magistratura de influência”, que fosse um estadista capaz de gerir o seu poder com alguma reserva e de constituir um contrapeso a um governo de origem e práticas duvidosas.
Mas não foi o que aconteceu. A Presidência da República ganhou um político entertainer e uma espécie de apóstolo dos “afectos”, tão interessante nessa vertente como um consultório de dúvidas existenciais de uma revista cor-de-rosa. E o Governo ganhou um misto de anjo-da-guarda, de guarda-costas, de oráculo e de ministro da propaganda.

Uma intervenção que já cansa

José António Saraiva escreveu no “Sol” que Marcelo Rebelo de Sousa poderia ser um Presidente perigoso, capaz de intercalar a sua prática institucional com a criação de “factos políticos”.
Enganou-se: essa faceta fascinante do antigo comentador terá ido, com mais algumas coisas, para o caixote de lixo da História. O “criador de factos políticos” foi com o cão oferecido ao Presidente da República: para parte incerta, já sem retorno. Nem isso se aproveita.
Marcelo Rebelo de Sousa pode ser o campeão dos “afectos” e da “felicidade nacional”, pode até acreditar que o “populismo” que gera e tenta gerir é “bom” (por oposição aos outros “populismos” que são “maus”), que quanto mais “selfies” tirar mais facilmente se lhe abrirão as portas do Céu, que a democracia constitucional lhe exige o apoio cego ao governo PS-BE-PCP com o vigor de um quadro socialista da província esperançado num lugar no Estado, que quem não apoiar o governo em funções e não gostar de futebol é mau português e mais uma série de coisas que nem sequer é recomendável pormenorizar, nem mesmo como hipótese. 

Dizia-se de Cavaco Silva, e isso punha toda a esquerda histérica, que favorecia o governo anterior. Era, para os seus críticos, um crime horrendo. Agora, o apoio militante do actual chefe do Estado ao actual chefe do Governo já não indigna ninguém. 
E a sua intervenção pública cansa. 
Marcelo Rebelo de Sousa fala de tudo e de mais alguma coisa. Todos os dias. E várias vezes por dia. E contradiz-se (não lembra ao careca, como ele costumava dizer, elogiar António Domingues para depois dizer que Paulo Macedo é que afinal é bom). E repete-se. Derrama-se pelo Facebook e pelo site da Presidência. Faz declarações à Imprensa. Condecora todos e mais alguém. E até já anuncia quando é que vai “reagir” sobre o assunto do momento. 
Que importância terá, no meio desta algazarra, qualquer declaração que faça sobre um assunto que possa ser melindroso? A sua importância estará sempre limitada pelo cerco seguinte que os jornalistas lhe fizerem para o ouvirem falar sobre tudo e mais um par de botas.
Não é este o Presidente da República que gostaria de ter tido e em quem votei.





Paira um fantasma em Belém...

Sem comentários: