terça-feira, 26 de julho de 2016

Os críticos de cinema, o sofá da avó e os filmes (e séries) à borla

César Mourão, actor e apresentador de televisão (e que rejeita a classificação de humorista) recupera uma eterna polémica sobre a crítica, a propósito do "remake" de "A Canção de Lisboa", em que é um dos actores, numa entrevista ao suplemento "b.i." do jornal "Sol" do passado sábado.
Mourão, cuja proficiência profissional não posso apreciar, faz a dado passo umas afirmações interessantes:

"A única coisa que separa um crítico da minha avó é o sofá em que cada um se senta. O da minha avó se calhar é um sofá mais antigo, onde ela se senta há muitos anos, e gosta daquele maple, e se calhar já viu mais filmes do que um crítico. O que é que é um crítico? Uma pessoa que viu mais filmes e que sabe mais? (...) É uma pessoa normal que tem a cabeça dela e tem uma opinião (...) O crítico normalmente não paga um bilhete de cinema (...) Se calhar, se tivesse gasto cinco euros no filme, que muitos deles não têm dinheiro para os pagar, se calhar via o filme com outros olhos e dizia: 'espera aí que isto custou-me cinco euros, ainda assim'."

Nos dias de hoje, em que qualquer pessoa (não apenas nos blogues mas também na imprensa) pode fazer de crítico de cinema (ou de livros), a apreciação é sugestiva. E, independentemente da questão do sofá, talvez seja certeira no que se refere ao cinema à borla. Já era, quando eu fiz crítica de cinema, há mais de vinte anos.
Aliás, aplica-se por inteiro à "crítica" sobre as séries de televisão que vive... de quê? De materiais promocionais? De viagens promocionais para encontros com produtores, realizadores e actores? Do que se "saca" da internet? D
o que tenho visto (no "Expresso", por exemplo) e, ainda hoje, no "Observador", há muita gente a escrever sobre séries de televisão que não tem conhecimento da matéria.
É um domínio onde, aliás, também se reflectem muitas das opções da imprensa de hoje, no que em especial se refere à gritante impreparação de muita gente que dela faz, ou quer fazer, profissão.



Sem comentários: