sábado, 11 de junho de 2016

Professores


Uma das coisas que maior estranheza me causa, na pouco nítida nuvem de opiniões proferidas nas redes sociais, com a descontracção de quem estar na retrete de sua casa, é o modo ligeiro como professores se referem a personalidades pública de quem não gostam, ou a quem politicamente se opõem.
Cabe aos professores (penso eu, admitindo que possa estar errado...) mostrar aos seus alunos (e sobretudo àqueles que são seus "amigos" no Facebook, por exemplo) noções mínimas de "educação cívica" ou "para a cidadania". Ou, no vocabulário de outros tempos, de boa educação.
Muitos não o fazem, no entanto, e agitam insultos de pequeno, médio e grande calibre que, cara a cara, lhes dariam direito a serem processados por difamação e calúnia.
Ou a serem também insultados pelos alunos porque, ao insultarem publicamente alguém, estão a dizer àqueles sobre os quais têm qualquer tipo de autoridade (nem que seja moral...) que podem, eles também, insultar livremente os professores, por exemplo, e talvez mesmo na sala de aula.
Ver um professor a chamar "verme político" numa rede social a uma personalidade pública é um destes casos.

Sem comentários: