domingo, 10 de abril de 2016

Os Papéis do Panamá e o "processo Casa Pia"

O "Expresso" garante que há figuras públicas portugueses nos Papéis do Panamá. Mas nomes (empresários? empresas? ex-políticos? políticos no activo?) é que não aparecem.
Faz lembrar todo o caso do "processo Casa Pia" e o muito que se escreveu sobre ele e a respeito dele, com muitas alusões, referências escondidas e muitos silêncios, sobre as figuras públicas que teriam feito parte dos usufrutuários sexuais dos menores da Casa Pia. E que, sendo de primeiro plano, terão ficado devidamente protegidas da indesejável publicidade...


E quem eram?...

2 comentários:

Unknown disse...

Os nomes do PCP estão no processo, e foram noticiados, mas foram esquecidos porque não foram a julgamento. O nosso Presidente está lá. O processo é público.

Pedro Garcia Rosado disse...

Refiro-me, essencialmente, à imprensa que em geral ignorou esse universo de nomes, mesmo quando eles surgiam citados noutros meios (o ex-ministro V. de O., o ex-ministro F. R., saído das gravações de uma conversa entre o então director da PJ e um jornalista do "CM", o impossível candidato presidencial J. G., o ainda não ministro P. P. (talvez numa proximidade mais geográfica do que directa). Parece, nestas coisas, haver sempre uma barreira entre a imprensa "de referência" e o peso de personalidades públicas nas suas horas menos... "próprias". (E, é verdade, há aquela espécie de "LOP" que constava existir na PJ e que era mostrado aos jovens da Casa Pia para identificar os potenciais criminosos e cuja história nunca foi infelizmente contada.)