sábado, 5 de setembro de 2015

Questões básicas


1 - A passagem do ex-primeiro-ministro arguido da cadeia de Évora para prisão domiciliária é má para António Costa (e para o PS) porque desvia as atenções da imprensa do segundo para o primeiro, pelo menos enquanto notícia.
 
2 - Esta situação pode ser ainda pior para António Costa (e para o PS) se o ex-primeiro-ministro não ficar calado e der voz a todos os seus ressentimentos contra o seu antigo ministro que só o foi visitar uma vez, e de passagem e que já não garante a reconquista do poder pelo PS em 4 de Outubro.
 
3 - Se o ex-primeiro-ministro, por hipótese, quiser acompanhar António Costa na campanha do PS, será mesmo ainda pior porque a imprensa quererá ouvi-lo a ele e não ao homem que ainda está a tentar ser primeiro-ministro.
 
4 - A alteração da medida de coação (porque é disso que se trata e não de uma "libertação") deve ser lida à luz de uma notícia discreta dada pelo "Correio da Manhã" há dias, de que iam ser extraídas certidões para processos autónomos da "Operação Marquês", e da manchete do mesmo jornal de hoje: a de que já há uma investigação concluída (relativamente a Vale de Lobo, envolvendo Armando Vara e Hélder Bataglia). Ou seja: a ser verdade, pode haver uma primeira acusação muito em breve... e antes das eleições?
 
5 - O dia de ontem (com mais uma sondagem fortemente negativa e a entrada em cena do espectro que é Sócrates para o PS e o seu eleitorado) pode muito bem ter sido o dia em que o PS perdeu mesmo as eleições de 4 de Outubro.
 

Sem comentários: