domingo, 19 de julho de 2015

"Perversões", de Jesse Bering

 
 "O que o leitor vai descobrir ao longo destas páginas é que tem muito mais em comum com o pervertido normal do que pode pensar. Nestas vou partilhar consigo uma nova e florescente ciência da sexualidade humana, que revela como o 'desvio sexual' é de facto menos desviante do que pensa a maioria de nós..."
O aviso é do autor de "Perversões", Jesse Bering, professor de Psicologia, no início desta obra invulgar sobre os comportamentos sexuais desviantes.
Invulgar pelo ponto de vista, que convida a encarar de maneira diferente muito do que hoje pode ser classificado como parafilia (e tantas que elas são!), e pelo estilo.
"Perversões" está escrito com um bom humor sadio e provocante e Bering, que não esconde as suas preferências sexuais, afasta-se de qualquer tom mais doutoral para, utilizando a ciência, analisar um tema que continua a ser bastante difícil e partir, em alguns casos, da sua própria experiência.
"Perversões" consegue, com isso, ser não apenas um ensaio bem sustentado e que faz pensar como também uma obra de descoberta de uma das facetas da sexualidade humana que se lê como quem lê uma história, mas não dessas em que o leitor pode ter ficado a pensar...
"Perversões" é uma tradução minha para a Temas e Debates e para o Círculo de Leitores.

Sem comentários: