sexta-feira, 17 de julho de 2015

Hospital Termal: adeus, até ao meu regresso?





Os factos:
 
- Em Janeiro deste ano a Câmara Municipal de Caldas da Rainha levou ao Governo hipótese de ficar a gestão do Hospital Termal da capital do concelho e dos terrenos adjacentes, numa concessão que duraria 50 anos, que implicaria muitas obras e que iria custar ao município um milhão de euros por ano.
- A Assembleia Municipal de Caldas da Rainha disse que sim, batendo bem com a cabeça no chão, com o CDS/PP e o MVC a votarem a favor, o PS a abster-se, o PCP a votar contra e o PSD do presidente da Câmara a votar a favor.
- Até agora nada se sabe do negócio, apesar de algumas "flores" propagandísticas que a Câmara fez. A oposição, praticamente, também não perguntou nada.
- Mas esta semana ficou-se a saber que o primeiro-ministro "não sabe quando é que o Hospital Termal" passa para a Câmara (é revelador o título da "Gazeta": o resto do concelho e a sua população não existem, o que conta é "a cidade"); que o processo parece que está entre o Ministério das Finanças e o Tribunal de Contas e que antes das eleições (Outubro) não deve estar nada fechado. E depois... dependerá do governo seguinte.
- Para todos os efeitos, o que o PSD caldense andou a apregoar (a gestão municipal do Hospital Termal) não existe. A oposição não dá por isso.
 
O que se diz em alguns meios:
 
- Ninguém no Governo acredita na capacidade (técnica e orçamental) de uma Câmara Municipal desacreditada e que começa a entrar numa situação financeira duvidosa, pelo que não há pressa em fazer andar o processo.
- O Tribunal de Contas deve expressar reservas.
- Fernando Costa, o ex-presidente da Câmara que não vê motivos para andar satisfeito com o seu herdeiro (que anda a pôs a "sua" Câmara Municipal em maus lençóis), tem movido a sua influência para criar entraves à passagem do Hospital Termal para a Câmara... agora. Até 2017 tem tempo para encontrar parceiros para ser ele próprio a relançar o Hospital Termal, como recém-regressado presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha.
- Se o PS ganhar as eleições legislativas, o processo poderá ficar mesmo bloqueado até ao momento em que uma candidatura autárquica do PS em Caldas da Rainha anuncie, como certeza, a concessão do Hospital Termal... a tempo e com a solidez de que o PS precisa para conquistar a Câmara.
 
O que se pode ver neste momento:
 
- O Hospital Termal continua fechado. As oposições e os cidadãos que, de uma forma ou de outra, defenderam a continuidade do termalismo em Caldas da Rainha, estão em silêncio. A Câmara Municipal também. As eleições de Outubro deste ano podem ser vencidas pelo PS ou pela coligação PSD/CDS.

Sem comentários: