quinta-feira, 11 de junho de 2015

Tinta Ferreira, Hugo Oliveira, Manuel Isaac, a Cabovisão e a Auto Júlio


O presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha já se tinha deixado fotografar aninhado no colo da Cabovisão no verão passado, num cenário de aparência doméstica e em óbvia boa companhia, com um "slogan" que não podia ser mais explícito.
Qual é a leitura que se pode fazer? Não é preciso pensar muito e deixo todas as hipóteses ao estimado leitor.


Verde cor de esperança para o senhor presidente...


Agora, sabe-se lá se para seguir o exemplo do seu chefe, é o vice-presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha que se deixa fotografar, e registar as suas opiniões, sobre um automóvel de uma marca de que é concessionária a empresa Auto Júlio.
 
 
... e vermelho revolucionário para o senhor vice-presidente.
 
O vice-presidente, porém, não se prestou apenas à publicidade visual mas também resolveu elogiar textualmente o veículo (na edição impressa do "Jornal das Caldas" e no seu site): “A viatura é muito confortável e está muito bem equipada. A prestação do motor, embora seja 1500 cavalos, tem força, não faz barulho e tem capacidade de resposta muito imediata”. 
Pode ser uma afirmação ingénua proferida pelo eternamente jovem autarca no calor da emoção automobilística mas não deixa de ser publicidade. Muito objectivamente. 
Se, muito objectivamente, tivemos o presidente a fazer publicidade à Cabovisão, temos agora o vice-presidente a fazer publicidade, também muito objectivamente, a uma empresa que vende automóveis e a uma das marcas que ela representa.
Além de, de igual modo objectivamente, a mulher de um dirigente político local que também deve ter sido convidado a ir dar a sua voltinha. Manuel Isaac, do CDS, o político convidado, fez-se de desentendido e mandou a mulher. Não serve. Ana Isaac não é só Ana Isaac. É "a esposa do deputado e presidente da comissão política distrital de Leiria do CDS-PP, Manuel Isaac", como salienta o "Jornal das Caldas".
Qual é a leitura que se pode fazer? Não é preciso pensar muito e deixo todas as hipóteses ao estimado leitor.

*
 
Neste estranho mundo de silêncio em que parece estar a mergulhar a política caldense (por causa das eleições nacionais, na melhor das hipóteses...) admira, apesar de tudo, o mutismo das oposições, e em especial, dos paladinos da "transparência" e da "luta anti-corrupção", que agora ambicionam pelo palco nacional.

Sem comentários: