sexta-feira, 5 de junho de 2015

LPM (Grupo Lena): trapalhadas a mais com uma mentira pelo meio



1 - Em 30 de Janeiro deste ano, já lá vão quatro meses, vendi à empresa LPM (Grupo Lena Automóveis), de Caldas da Rainha, um Ford que lhes tinha comprado em 2011 e comprei um Peugeot. Foi o processo tradicional de venda com retoma, com muita papelada e regularização posterior da propriedade dos veículos dentro do prazo de 60 dias que a legislação prevê.
 
2 - No momento houve duas coisas de que não gostei mas que depois se resolveram... ao longo de dois meses em que foi necessário entregar papéis, substituir papéis, reconhecer assinaturas várias vezes. Nunca me tinha acontecido mas ainda levei tudo à conta de alterações neste tipo de processos. E fiquei à espera de ter a informação de que o Ford já estava registado noutro nome e de que o Peugeot já estava em meu nome. Já Março ia no fim quando me foi pedido que fizesse ainda um pagamento, que me tinham dito poder ser necessário nesse dia de Janeiro mas que só me confirmaram quatro três meses depois. Fiz o pagamento em 21 de Março e fiquei à espera.
 
3 - Em 14 de Maio recebo um pedido da LPM para reconhecer ainda uma assinatura (que ficara por reconhecer e que ainda não me tinham pedido), necessária para a mudança de registo do Ford. Ou seja: passados quase quatro meses, o Ford ainda não tinha a sua situação regularizada. E o Peugeot? "Talvez para o fim do mês."
 
4 - Começa assim um pequeno PREC que pode ser cronologicamente descrito deste modo:
 
 
15.05.15 – Verifico que o Ford ainda se encontra registado em meu nome na Autoridade Tributária e confirmo-o no Registo Automóvel. Verifico também nesse dia que, apesar disso, ele já circula desde Fevereiro com um seguro novo. Nos contactos que fiz com a LPM garantem-me que está tudo a ser resolvido e, até, que os documentos do Peugeot devem estar a caminho.

18.05.14 – É-me garantido que o registo do Peugeot está a cargo da Peugeot Portugal e que o registo do Ford Fiesta será feito de imediato, já com o documento de assinatura notarialmente reconhecida (neste mesmo dia). E que o respectivo comprovativo me será enviado até ao final da semana.

21.05.15 – Só neste dia é que é requerida a mudança de titular do Ford sem que nada me seja comunicado, nem nesse dia nem no dia seguinte, dia em que uma das pessoas que, uma semana antes, me garantiu que ia tudo correr bem já nem me atendeu o telefone. 

25.05.15 – No Registo Automóvel confirmam-me o pedido de registo do Ford mas informam-me de que nada consta quanto ao Peugeot. Nesse mesmo dia contacto a Peugeot Portugal de onde, horas depois, me dizem que a LPM lhes transmitiu que fizera o registo do Peugeot no dia 13 de Maio, não o podendo fazer antes porque eu não tinha pago os “120 euros” que ainda faltava pagar. (O tal pagamento feito em 21 de Março...). Neste dia é-me finalmente enviado da LPM o comprovativo da mudança de registo do Ford.

27.05.15 – Tendo presente a informação da LPM de que o registo do Peugeot estava a cargo da Peugeot Portugal peço a esta que o confirme. Respondem-me que é a LPM. É nesse mesmo dia que entra o pedido de registo do Peugeot no Registo Automóvel, segundo informação do Registo Automóvel. (Ou seja: a LPM mentiu à Peugeot Portugal quanto ao registo feito no dia 13; ou a Peugeot Portugal me mentiu ao dar-me essa informação; ou o Registo Automóvel me mentiu.)

29.05.15 – A LPM paga, 48 horas depois de aberto o processo, o registo do Peugeot 2008.
 
30.05.15 – Passam quatro meses (120 dias) desde a entrega do Ford e a compra do Peugeot à LPM.
 
01.06.15 – O Peugeot fica finalmente registado.


É possível que todas estas trapalhadas (que incluíram a mentira da data do registo do Peugeot) sejam fruto de qualquer tipo de desorganização e/ou de incompetência. Ou de um acaso qualquer.
Mas há duas coisas que nisto são certas: uma empresa grande que assim funciona, em representação de outras empresas maiores e internacionais, não oferece a garantia de que a compra de um automóvel seja isenta de problemas para lá de tudo o que seria de esperar; e a vontade de fazer qualquer outro negócio com a LPM (a que já comprei quatro carros desde que para aqui me mudei e que tem o monopólio da representação da Peugeot e de outras marcas no concelho) é zero.
Não me parece que a Peugeot, a Ford e a Kia estejam bem representadas.
 







Sem comentários: