quarta-feira, 10 de junho de 2015

A destruição do Penedro Furado


Entre a Foz do Arelho e o Nadadouro, em Caldas da Rainha, existe um rochedo conhecido na região como "Penedo Furado", pela concavidade que apresenta.
Será, parece, do período jurássico e talvez tenha qualquer tipo de importância histórica. É, pelo menos, um vestígio do passado e uma visão que atrai a atenção de quem passa.
Podia ser um motivo turístico e estar, até, assinalado como tal. Mas não. É uma pedra grande, à beira da estrada, com o habitual contentor do lixo que a Câmara Municipal de Caldas da Rainha está a transformar em imagem de marca do concelho.


O Penedo Furado com a nova imagem de marca (o contentor de lixo) de Caldas da Rainha



No mês passado desmoronou-se uma parte do Penedo Furado. Houve uma pequena derrocada. O sucedido gerou algum alarme, a Câmara Municipal até se pronunciou.


A destruição bem à vista


Um mês depois está tudo na mesma. Ou pior.
Seria de esperar que as autoridades isolassem o local, que aí sem pusesse qualquer aviso. Não é impossível que o rochedo se desfaça ainda mais. Pode cair alguma coisa em cima de alguém.
As pedras, pela sua consistência e pela variedade dos seus tamanhos, não deixam de ser atraentes para levar para casa (ou para o quintal).
As oposições, como habitualmente, reparam pouco no que se passa fora dos muros da cidade. Ou continuam distraídas com outras coisas, daquelas que só dizem respeito ao interesse pessoal dos seus membros.


Pedras à borla para levar para o jardim


Na "Praça da Fruta", na capital do concelho, enterrou-se o que poderia ser, ou não, que não sabe, património arqueológico significativo e deliberadamente. Aqui deixa-se cair. Talvez deliberadamente, também.
Um monumento destes dá muito trabalho a conservar e este lote de terreno, uma vez desaparecida a pedra, até terá um bom valor de mercado. 

Sem comentários: