quarta-feira, 8 de abril de 2015

Onde comer em Caldas da Rainha (e arredores): as minhas recomendações


Naco na Pedra
Salir do Porto, Facebook, www.naconapedra.pt, tel. 262406147/936069473
O Naco na Pedra é, essencialmente, um restaurante de carnes, onde o vasto leque de variedades assenta numa escolha criteriosa e de qualidade segura. António Flores, chef com experiência e criatividade, orienta a cozinha e Cila Moreira também faz, e muito bem, as honras da casa. Tem evoluído ao longo dos anos, sempre para melhor, com um serviço simpatiquíssimo e ambiente agradável, tanto dentro de casa como na esplanada. A lista de vinhos, com renovação periódica, é magnífica (com muitos exemplares que podem ser encontrados na garrafeira Wine Store, perto do restaurante) e muito bem apresentada e a secção dos digestivos tem duas verdadeiras joias que, neste contexto, são de prova obrigatória: aguardentes de Valle Pradinhos e do Mouchão. E o enquadramento de Salir do Porto, uma povoação tranquila à beira da lagoa de São Martinho do Porto, ajuda à beleza da refeição. Não há melhor por aqui e os preços, acima da média, são mais do que justificados.
A minha classificação: Excelente.


















O Recanto
Caldas da Rainha (cidade), www.restauranterecanto.com,
tel. 262 282 559
É um pequeno restaurante de cariz popular, com um magnífico trabalho de cozinha num espaço exíguo onde arranjar lugar é às vezes tarefa impossível (eu costumo telefonar a reservar, à cautela). Há petiscos, pratos que convém encomendar e uma panóplia de pratos excelentes: as enguias (fritas e em ensopado), o cabrito assado (e é difícil fazer melhor!), a "dobradinha" e as iscas, saídas das mãos milagrosas de Maria Fialho, que manda na cozinha. O ambiente é simpático e o serviço é primoroso.  A lista de vinhos é pequena mas pode haver preciosidades na categoria do vinho recomendado e do vinho verde.
A minha classificação: Excelente.


 






O Melro - Pão Quente e Petiscos
Bairro Senhora da Luz, Óbidos, tel. 262 958 083, Facebook
Fica de certo modo na zona de "fronteira" entre Caldas da Rainha e Óbidos, relativamente perto da A8 e a qualidade justifica por inteiro o pequeno desvio. A entrada, de pastelaria, esconde uma sala de refeições acolhedora e de decoração simples mas eficaz, uma cozinha de grande qualidade e um óptimo saber-fazer em matéria de pão (a broa com frutos secos é memorável). Para quem gosta, os caracóis (na sua época) são inexcedíveis mas o melhor, no domínio das carnes grelhadas, são as postas de vitela e as peças de javali e de veado. é uma extraordinária posta de vitela grelhada, que merece todos os elogios, bem como o bife de veado. Há pratos de marisco para os apreciadores. Tem uma boa cerveja própria e uma lista de vinhos muito completa e bem organizada. O serviço é simpático e quase personalizado. Convém marcar.
A minha classificação: Muito bom.





Solar dos Amigos
Salir de Matos, Facebook, www.solardosamigos.com, tel. 262 877 135
A lista é vasta e o ambiente, em geral, é agradável mas o essencial do Solar dos Amigos é a sala grande (a Sala do Cavaleiro) com a lareira aberta onde se grelham as carnes e o bacalhau, e onde se está melhor no tempo mais frio. O bacalhau assado (Tiborna de Bacalhau), é imprescindível para os apreciadores deste peixe. As doses são enormes (pormenor a que convém tomar atenção na altura de pedir) e há vinho a jarro. O serviço é simpático, apesar de a afluência de clientes gerar, por vezes, uma impressão de confusão.
A minha classificação: Muito bom.























A Lareira
Rua da Lareira, n.º 35, Alto do Nobre, Nadadouro, 

A Lareira tem uma particularidade interessante: apresenta, tanto ao almoço como ao jantar, uma ementa de entradas, peixe, carne e sobremesa com alternativas, a um preço bastante moderado, funcionando à margem de uma carta fixa. A qualidade da cozinha é boa e afirma-se bem nesta ementa. A lista de vinhos é imensa, a precisar, no entanto, de ser actualizada e reforçada.  A decoração consegue ser simpática, apesar de alguns exageros neoclássicos. Em tempo mais ameno, A Lareira pode ter um encanto suplementar: uma pequena esplanada protegida, para estar antes ou depois do jantar a beber o café e os digestivos, se o tempo ajudar.
A minha classificação: Bom.


O Poço do Zé
Casais de Santa Helena, http://opocodoze.blogspot.com, tel. 262 949 222
Um restaurante "popular" com um bom serviço de grelhados, uma ementa pequena mas que tem o essencial, uma lista de vinhos esclarecedora e com preços razoáveis e, graças ao bom aproveitamento de uma grande janela, uma vista panorâmica para os campos verdejantes da região e para a Serra de Montejunto. O pessoal é simpático e despachado, atento e dialogante. A sala interior tem uma capacidade razoável mas a posição à janela, sobretudo ao jantar quando a noite chega mais tarde, é excepcional.
Convém reservar.
A minha classificação: Bom.















Taverna do Manelvina
Cruzes, Facebook, www.tabernadomanelvina.com tel. 262 870 014
Apresentando-se como "A casa do grelhado e do aficionado", tem uma sala pequena e uma cozinha duplamente grande, no espaço e na qualidade. Os grelhados, em jeito de rodízio, são realmente bem feitos e a salada com que recebe os clientes (de tomate, com um delicado tempero de ervas) é óptima. A entremeada é uma maravilha e a posta de vitela não lhe fica atrás. O serviço às vezes torna-se confuso, e a sala tem mesas a mais para ser completamente confortável, mas é pelo menos rápido. O vinho a jarro é bom e a refeição encerra com mimos sólidos e líquidos.
A minha classificação: Bom!






Sem comentários: