segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Moscovo, Dezembro de 1984: o Natal do sargento Ulianov

 
Respeitando o espírito da época e as características do então sargento Ulianov, do KGB, eis "O Natal do Sargento Ulianov", um conto de Natal (publicado agora no blogue Crónicas de uma Leitora, onde pode ser lido na íntegra) que é o prólogo do futuro "Ulianov - A Conspiração das Águas", uma história das origens de Ulianov passada na então União Soviética entre 1984 e 1989.
Eis como começa:


Olho para o espelho e vejo o rosto límpido de um homem que tenta dissimular a sua juventude. Só tenho vinte e dois anos mas quero parecer mais velho. Não quero ter estas faces onde a barba alourada demora a crescer, não quero ter a palidez de um rosto adolescente, nem os olhos verdes que parecem fugir do mundo. E gostava de ter um espelho à minha altura, que não me cortasse a parte de cima da cabeça.
Acabei de ser promovido a sargento no Comité para a Segurança do Estado e dizem-me que sou um dos mais jovens elementos do KGB a alcançar tão rapidamente esta posição.
— Mereceste-a — disse-me o camarada Dolbin. Vladislav Andreevich Dolbin. O major Dolbin, um histórico do KGB. Esteve comigo no último exercício. Impassível, enquanto eu enfrentava o meu oponente: um homem ágil, vindo não sei de onde. Talvez fosse um prisioneiro ansioso por se escapar. Talvez lhe tivessem prometido que o deixariam escapar-se se me vencesse. Tinha preparação militar e movia-se bem. Se não estivesse tão magro seria talvez maior do que eu. Mas não venceu. Deixei-o no chão, onde caiu, com o pescoço partido.
 

Sem comentários: