sexta-feira, 7 de novembro de 2014

As obras do umbigo da "nova dinâmica" do PSD caldense

Uma das coisas mais idiotas relacionadas com as obras de milhões de euros que se arrastam há quase ano e meio na cidade de Caldas da Rainha é a impressão que vai ficando de que elas são pensadas, em primeiro lugar, apenas em função de uma minoria que vive no centro da cidade.
Por exemplo, por muito que a Câmara Municipal de Caldas da Rainha ache que as rãs de cerâmica postas há cinco meses numa espécie de chafariz (no meio de uma mini-rotunda pejada de tampas de esgotos bem salientes) vão ser um "must" para atrair visitantes, o certo é que nada existe que conduza às figuras "bordalianas".
E, além do mais, pensarão os dirigentes daquilo a que chegaram a chamar "nova dinâmica" que alguém quer ir participar num rally por entre as tampas do saneamento?!
As estruturas existentes no exterior do "complexo desportivo", com o seu sórdido aspecto de degradação infinita, serão talvez o melhor exemplo dessa perspectiva umbiguista relativa às obras.
As instalações desportivas, que incluem desde piscinas a pistas de atletismo, recebem muitos participantes vindos de fora da cidade e do concelho. E, se repararem no aspecto miserável do exterior, que impressão levam de Caldas da Rainha? Esta, muito simplesmente: que há por aqui zonas de Terceiro Mundo que nada convida a visitar.




Na imagem de baixo vêem-se, no outro lado da estrada, as máquinas amarelas de prática de "cárdio" postas à disposição de quem as queira aproveitar.



É uma ideia bondosa, claro, mas é deprimente que a União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro se vanglorie da coisa.
Esta mistura de duas freguesias pelo topo (uma citadina e a outra do interior, com uma terceira freguesia pelo meio) só favoreceu os seus residentes da cidade porque a Serra do Bouro (ex-freguesia que fica à astronómica distância de dez quilómetros da cidade) é cada vez mais desprezada pelo poder autárquico como, aliás, todo o interior do concelho. Pelos que se extasiam com as obras pensadas para satisfazerem o seu próprio umbigo.
 

Sem comentários: