domingo, 22 de junho de 2014

Vinhos do Dão - vender marcas ou vinho?


"Adro da Sé", "Irreverente", "Invulgar", "Porta do Fontelo", "Dom Divino", "Encostas de Penalva", "Milénio", "O Penedo", "Encostas da Estrela"...
Estas são apenas algumas das marcas de vinho do Dão que encontrei numa pequena visita que fiz à região em quatro adegas cooperativas (Mangualde, Penalva do Castelo, Silgueiros e Vila Nova de Tazem) e na sede da União das Adegas Cooperativas do Dão (Udaca).
Os rótulos, com maior ou menor arte, e os contra-rótulos não distinguem claramente uns vinhos dos outros. E os preços, que variam, também nada dizem. Quanto a provas, é possível provar uma variedade mais corrente em Penalva do Castelo e a Adega Cooperativa de Mangualde tem uma loja onde também é possível provar alguns vinhos. Mas é um sistema em que o visitante fica claramente confundido. O resultado não pode deixar de ser negativo. Interessado no assunto, tomei conhecimento da diversidade nominal da oferta e comprei modestamente uma única variedade de vinho branco corrente em Penalva do Castelo, com base na experiência de outros anos.
Neste aspecto, as adegas cooperativas do Dão (que tiveram, a certa altura, um papel pioneiro) ficam em clara desvantagem perante os vinhos de quinta, onde os visitantes são, em geral, recebidos com muito maior abertura.
E neste sector, com o mais do que merecido destaque para a Quinta da Fata (de Vilar Seco, Nelas), encontrei vinhos interessantes na Quinta do Sobral (Santar, tinto) e na Quinta da Espinhosa (Vila Nova de Tazem, branco)... e um portão fechado na Casa da Passarela em Lagarinhos, Gouveia).
Nestes casos não se multiplicam marcas e denominações, o leque de produtos é correctamente mais estreito e muito mais claro e os produtores, com frequência, deixam provar o vinho (o que não aconteceu na Passarela, noutra visita, há dois anos) e estão acessíveis ao público.

O (bom) exemplo da Quinta da Fata
 
No caso da Quinta da Fata, que muito aprecio e que conheço bem, há apenas três diferenciações para os tintos, mantendo sempre a designação da quinta: Clássico, Reserva e o monocasta Touriga Nacional.
São todos eles vinhos de altíssima qualidade, que falam por si e que não precisam de multiplicar marcas para se afirmarem. O branco, o monocasta Encruzado, cada vez melhor, também não precisa de uma marca específica.
E, a propósito, fica uma referência: o Reserva 2011 da Quinta da Fata, que já pude provar, promete ser um belíssimo vinho do Dão, na linha do Reserva 2009.
Tem o primeiro prémio, e com distinção de excelência, desta jornada vinícola, juntando-se a uma galeria onde brilham o Clássico e o Touriga Nacional 2007, o 2005 (com um Touriga Nacional extraordinário) e o tinto de estreia, de 2003.
 
 
Quinta da Fata: deste já não há mas o tinto Reserva 2011 promete
 

5 comentários:

Unknown disse...

Boa noite. Antes de mais o agradecimento por escrever sobre o Dão. Venho apenas clarificar se me permite duas situações acima mencionadas:
1º A Casa da Passarella tem um horário (com a porta sempre aberta) das 9h as 18h com pausa de uma hora para almoço, este horario é aplicado nos dias úteis, fora dos dias úteis existe a possibilidade de abrir as portas mediante marcação previa.
2º A Casa da Passarella tem um sistema de provas que abrangem diversos vinhos em varias modalidades, sendo esta prova paga.

Uma vez mais o meu muito obrigado e sempre ao dispor,
Paulo Nunes

Pedro Garcia Rosado disse...

Agradecendo o tom do seu esclarecimento, devo responder-lhe o seguinte:

- Na passada segunda-feira, dia 16 de Junho, às 17h45, o portão estava fechado (e, no exterior, não tem nenhuma indicação de horário de abertura ao público). Por e-mail, sobre este mesmo assunto, foi-me respondido o seguinte na manhã do dia 18 de Junho: "por motivos familiares a vendedora teve de sair mais cedo".

- Em 2012, a pessoa que me atendeu na loja disse-me que não havia provas de vinhos. Compreendendo que possa ser difícil manter garrafas abertas, ou abri-las, à espera de potenciais visitantes ocasionais (que, ao passarem pela estrada de acesso a Lagarinhos, nem sequer perceberão que na Casa da Passarela existe uma loja, por sinal com boa apresentação), julgo que os produtores e os seus representantes devem estar preparados para essa eventualidade, mesmo com limitações. Na dúvida (e isso acontece muitas vezes), não compro; se gosto, o mais natural é comprar; se não me interessa (o que por vezes acontece em supermercados, quando há provas), não provo.

Voltarei à Casa da Passarela em próxima oportunidade. Mas terei o cuidado de telefonar a saber se a loja está aberta.

Unknown disse...

Agradecemos o seu manifesto interesse na Casa da Passarella, é para nos motivo de contentamento.
-Como percebeu foi a titulo excepcional que não estava aberto o portão, menciono e reforço que o horario é das 9h00 as 18h00 com pausa para almoço (não tem necessidade de efectuar telefonema).
Relativamente à prova em 2013 desenvolvemos uma serie de servicos que passam pelas provas e jantares, serviços esses que são pagos como deve compreender, percebemos e entendemos o seu ponto de vista relativamente ao produtor disponibilizar umas serie de vinhos de forma gratuita para prova, no nosso caso isso não acontece, essas provas tem um programa estabelecido o qual tem um custo inerente.
Atenciosamente ao seu dispor,
Paulo Nunes

Pedro Garcia Rosado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Garcia Rosado disse...

A minha resposta:

http://pedrogarciarosado.blogspot.pt/2014/06/vinhos-do-dao-entre-prova-e-o-beber.html