terça-feira, 20 de maio de 2014

Carla Ribeiro (As Leituras do Corvo) gostou de "Morte nas Trevas" e elogia Gabriel Ponte

Carla Ribeiro (As Leituras do Corvo), que conhece bem a minha obra, faz uma excelente análise de "Morte nas Trevas" no seu blogue, que pode ser lida na íntegra aqui.
Eis um excerto onde se refere à personagem de Gabriel Ponte, o protagonista principal de "Morte nas Trevas" (como já o fora de "Morte com Vista para o Mar" e de "Morte na Arena"):
 
Se todas as qualidades globais que este livro tem em comum com os anteriores bastariam para fazer com que a leitura valesse a pena, há ainda alguns elementos novos que importa particularmente referir. E o primeiro diz respeito a uns quantos desenvolvimentos pessoais relativos à figura de Gabriel Ponte. Ora, Gabriel é uma personagem feita de complicações, com uns quantos erros no passado e uma moralidade algo ambígua. Não será, por isso, propriamente um protagonista heróico. Isto torna-se particularmente relevante neste livro, primeiro pela forma como as suas relações pessoais se desenvolvem e depois pelo impacto que estas têm quando acabam por ser envolvidas no mistério central. Tudo isto, além de criar uma natural empatia para com o protagonista, aumenta em muito o impacto de um final que é, por si só, fortíssimo...
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários: