quinta-feira, 3 de abril de 2014

"A História dos Judeus", de Simon Schama: uma obra admirável

"A História dos Judeus", do historiador Simon Schama, é mais do que uma história, é mais "story" ("The Story of the Jews") do que "history" (mas a língua portuguesa não consegue acompanhar a diferença). É uma narrativa vibrante, é o que talvez devessem ser todos os livros sobre a História, uma narrativa apaixonante sobre a história de um povo, combinando um impressionante rigor científico com uma fluência admirável.
Simon Schama, autor de muitas outras obras históricas, faz o retrato da primeira parte dessa viagem que começa no ano 1000 a.C. e que vai até 1492 d.C., no período mais sombrio da perseguição aos judeus na Europa dessa época, partindo de um sugestivo ponto de vista: é a palavra, escrita e dita, que sustenta o judaísmo.
Simon Schama, judeu, não esconde nem renega as suas origens e o tom quase épico da sua história (que ilustra os pormenores e os principais motivos dessa vergonhosa perseguição) é depois bem amparado, cientificamente, por uma colecção pormenorizada de notas, bibliografia, mapas, uma cronologia e imagens.
Com o segundo volume previsto para o final deste ano, "A História dos Judeus" é acompanhado por uma série televisiva (de que aqui já falei) que complementa, sem nunca se sobrepor ou substituir, a obra literária.
Publicado em Portugal pela Temas e Debates/Círculo de Leitores, "A História dos Judeus - Encontrar as Palavras" foi uma das minhas traduções mais recentes.

Sem comentários: