quarta-feira, 26 de março de 2014

Os carros da "Fatura da Sorte": "estão verdes, não prestam"...

As reacções ao anunciado sorteio dos carros da "Fatura da Sorte" ilustram maravilhosamente três situações que caracterizam uma atitude muito portuguesa.
A primeira é a da fábula da raposa e das uvas: a raposa passa por umas uvas de aspecto apetitoso que estão fora do seu alcance e, não lhes conseguindo chegar, proclama que "estão verdes, não prestam" para logo se voltar, de água na boca, ao ouvir cair uma simples folha.
A segunda é a do famoso "agarrem-me se não eu bato-lhe": um valentão pede aos que o rodeiam para o segurarem para não ter de esmurrar o seu opositor que é mais forte do que ele e que, previsivelmente, lhe dará um enxerto de porrada (fica bem o vernáculo, aqui) se ele tentar alguma coisa.
A terceira é a do "faz o que eu faço, não faças o que eu digo", e que dispensa interpretações.
Impressiona ver o coro de lamentações, espontâneas ou induzidas pelas televisões (ontem, num telejornal, os "populares" ouvidos eram todos contra), onde nem sequer se pondera se ela contribui, por controversa que seja, para combater a evasão fiscal, que também nos sai do bolso quando temos de ser nós a compensar o dinheiro que o Estado não consegue arrecadar.
Não se vislumbra que o sorteio das facturas obrigue à posse dos carros sorteados e os puristas (que até os podem receber e ficar caladinhos, porque a coisa parece ser anónima) bem podiam começar a pensar em levar à prática as suas intenções de "solidariedade social", anunciando que doariam os veículos ou o dinheiro que apurassem com a sua venda a causas realmente nobres ou a desempregados ou àquele familiar que está mesmo necessitado.
Não acredito que algum dos críticos, a receber o carro, o rejeitasse publicamente.
 
*

E eu, se me calhar o carro, faço o quê?, perguntará o leitor mais aguerrido.
Nada, respondo, porque não tenho sorte ao jogo e nunca ganharei a "Fatura da Sorte".

Sem comentários: