domingo, 2 de março de 2014

O Carnaval das Caldas: 320 dias de incompetência

10 meses e 20 dias (320 dias), em Abril de 2013, começaram as obras de substituição de uma conduta de água em 1100 metros de uma rua da freguesia de Serra do Bouro (Caldas da Rainha).
 
A empresa contratada para o efeito (Guilherme e Neves Construções, Lda) ganhou 76 000 euros (talvez com o IVA já incluído) e deixou de executar a sua gloriosa tarefa em Outubro do ano passado, depois de várias repavimentações falhadas e diversas tentativas de tapar buracos com terra e pedras soltas que a chuva se encarregava de levar.
 
Em Junho desse ano, a empresa Cimalha - Construções da Batalha, SA foi contratada por um valor global de 1 038 040 euros (com IVA incluído) para "repavimentar" várias ruas em várias freguesias de Caldas da Rainha e nesta mesma rua da Serra do Bouro (obra que lhe renderia 21 047,25 euros, com IVA incluído). Também começou a fazer a mesma asneira da sua predecessora, tapando buracos com terra e pedras soltas até se decidir pela "repavimentação" a que estava obrigada. A "repavimentação" ficou a meio. Ou ficou mal feita. Quem souber, ao certo, que diga.
 
A Câmara Municipal de Caldas da Rainha não consegue, não quer ou não pode controlar a situação. Contratou as empresas mas não parece fiscalizar com rigor o que elas andam a fazer. Esta rua fica longe, muito longe, da Câmara: entre 10 a 12 quilómetros de distância, dependendo da estrada utilizada. Chegou em Junho do ano passado a prometer a "repavimentação" para o "final do verão" de 2013. O resultado, passados 320 dias (mais 45 e faz um ano...), é o que está à vista.
 
Nestas fotografias, por exemplo, das extraordinárias caleiras da Cimalha que iam garantir o escoamento das águas todas, depois da maravilhosa "repavimentação" da câmara da "nova dinâmica":
 
 
 

 

 
 
Noutro local da Serra do Bouro, na Rua da Escola (onde até funciona o Jardim Infantil da Serra do Bouro), onde a berma de uma estrada ainda alcatroada ruiu, o pessoal da Cimalha rasgou e levantou há quase um mês a camada de alcatrão existente. E nunca mais foi visto.


Eles a brincarem ao Carnaval com obras de fazer rir...
 
 

Sem comentários: