quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A dinâmica da incompetência: incúria assassina

 
"Jornal das Caldas", 6.11.13

O acidente que no passado domingo matou um motociclista e feriu a condutora do automóvel em que a mota embateu, na Zona Industrial de Caldas da Rainha, podia ter sido evitado.
Ou, pelo menos, podiam ter sido criadas as melhores condições que a lei prevê para que ele fosse evitado.
Na estrada que vai da cidade para a Zona Industrial e que depois continua para a via rápida que segue para a Foz do Arelho não há, praticamente, traço contínuo nem traço descontínuo.
Há zonas (e o local onde precisamente ocorreu o acidente permite essa dúvida) onde a sinalização desapareceu. E nunca, que me lembre, vi quaisquer trabalhos de repintura da sinalização.
Não há "requalificação" que ali chegue, não há a menor preocupação com a segurança de quem anda na estrada.
Não sei se a competência para repor a sinalização é da Câmara Municipal ou de qualquer outra entidade administrativa mas sei, porque ali passo com grande frequência, que a zona é de alto risco e só é de estranhar que, nesta como noutras matérias, não haja órgão de poder local ou qualquer outra entidade que, voluntariamente ou porque é o seu dever, se chegue à frente.
Pode haver manobras imprudentes mas a incúria consegue, neste caso, ser mais assassina do que qualquer manobra imprudente.




Sem comentários: