quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O meu diário das eleições autárquicas - 4.ª feira, 18 de Setembro: os "walking dead" do PS




Há três elementos estranhos nesta fotografia (e não me refiro, com todo o respeito, às pessoas fotografadas) de apoiantes do PS de Caldas da Rainha.
Um é a cadência dos movimentos. Os fotografados, só homens, não parecem estar num passeio nem numa procissão. Parecem andar com movimentos hesitantes, alguns ainda de pé no ar a darem o passo seguinte. O que no entanto me fazem lembrar são os zombies da série televisiva "The Walking Dead".
O outro elemento é a cor das camisolas que (como já aqui escrevi) se parecem demais com as camisolas da mesma cor da candidatura independente do MVC (Movimento Viver o Concelho). À distância, aliás, é difícil distinguir uma das outras. E quem as enverga parece, como os zombies, andar desconfortavelmente numa vida que não é bem a deles, que mais parece... emprestada.
O último são as mãos. Os fotografados vão, como se costuma dizer, de mãos a abanar, sem um papel ou um objecto que seja. O PS local, como também aqui escrevi, parece ter desistido de apresentar um programa para as eleições que se realizam daqui a 11 dias. Será também por isso que a imagem transmite uma certa sensação de vazio? De movimentos sem conteúdo?
Em tudo fica a impressão: talvez sejam zombies. Mas os de "The Walking Dead", claro, que sempre são mais bem comportados do que os outros...
 
 
 
 
 
(A fotografia de cima foi publicada no Facebook por Edgar Ximenes, candidato do MVC à presidência da Assembleia Municipal. Os emblemas das camisolas são mesmo do PS. A fotografia de baixo é mesmo da série "The Walking Dead".)

Sem comentários: