quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A excelente carta de intenções do MVC para a costa atlântica


Se outros motivos não houvesse para me levar a apoiar a candidatura do Movimento Viver o Concelho (MVC) nestas eleições bastaria a sua carta de intenções para a costa atlântica para eu, como residente numa das freguesias atlânticas, a apoiar e votar nela, esperando que tenham oportunidade de começar a trabalhar neste sentido. 
Eis as medidas previstas, retiradas da secção "Espaços e Reabilitação Urbana" das medidas prevista no programa eleitoral do MVC (que pode ser consultado na íntegra aqui):
 
-  Concluir os Planos de Urbanização que incidem no corredor litoral e viabilizar condições para os implementar;
- Analisar os moldes que envolveram a elaboração, a aprovação, bem como a viabilidade da execução, do Plano de Pormenor da Estrada Atlântica/Foz do Arelho.
- Elaborar um Programa de Acção Territorial (PAT) que interligue todas as valências e recursos identificados nos Planos de Urbanização e que articule a globalidade da frente lagunar, frente atlântica e desembocadura do Rio Tornada. Deste PAT devem ser extraídos subprogramas para qualificar e potenciar:
-> as dinâmicas (que presentemente funcionam em perfeita desarticulação) da encosta do Nadadouro, da margem da Lagoa, da Vila da Foz do Arelho e das praias. A ligação entre estes pólos com dinâmicas, actividades, potencialidades e apropriações diversas deve ser feito a partir do corredor da linha de água e área de leito de cheia entre Penedo Furado, escola Primário, Cais e Praias;
-> as ligações em ciclovia entre a Cidade/Lagoa/Foz do Arelho/Salir do Porto);
-> valorizar a paisagem singular das arribas, grutas e ruínas do porto de Salir do Porto;
- Potenciar os corredores da reserva ecológica e respectivas áreas de protecção, adequando usos do solo e actividades compatíveis.
 
É um excelente plano de acção, também revelador, por contraste, da pobreza desgraçada e da falta de solidez das outras candidaturas, para quem uma coisa tão significativa como o Plano de Pormenor da Estrada Atlântica é estranhamente um tabu.
E é também um exemplo do que pode e deve ser feito quando se encaram as eleições autárquicas com seriedade, como o MVC tem estado a fazer.
 

 
 

 

Sem comentários: