quinta-feira, 15 de agosto de 2013

"Engrenages": senhores produtores da TV nacional, têm aqui um bom modelo...

As séries televisivas "The Wire", dos EUA, e "The Killing-Forbrydelsen", da Dinamarca, não estão sozinhas no pódio das melhores séries policiais contemporâneas.
A francesa "Engrenages", produzida pelo Canal+ (e exibida com o título "Spiral" em Inglaterra pela BBC) é outra série de grande mérito.
Estreada em 2005 no seu país de origem, com quatro temporadas e uma quinta já a caminho, não parece ter passado em nenhum dos canais portugueses, o que é bastante revelador.
"Engrenages" segue as investigações de uma equipa da DPJ (a Polícia Judiciária francesa) chefiada por uma mulher (Laure Berthaud, interpretada por Caroline Proust) e a sua ligação ao mundo judiciário, onde se destacam um juiz de instrução (François Roban, interpretado por Philípe Duclos), um procurador do Ministério Público que se passa para o lado do "inimigo" (o dos advogados) e uma advogada que se aproxima demais do mundo da criminalidade violenta.
A construção das histórias e dos arcos narrativos abrange temas sociais, políticos e judiciais bem "quentes", com uma excelente caracterização das personagens (o expoente máximo é a equipa de Laure Berthaud) e a exploração das diversas engrenagens do poder judiciário (que leva ao limite, numa significativa alusão à influência da maçonaria como força capaz de influenciar o poder), na fase final do conflito entre o juiz Roban e a hierarquia do Ministério Público.
"Engrenages" tem uma curiosidade suplementar: o ambiente e as personagens estão naturalmente mais de acordo com a realidade europeia, tanto no que se refere ao poder judicial como no que se refere às personalidades dos vários intervenientes.
Nessa perspectiva, quase dá vontade de dizer que bastaria apresentá-la dobrada em português para ser tomada como uma série nacional. Não o é, claro, mas não deixa de ser um modelo excelente para o que poderia (e deveria) ser feito pelos produtores e pelos canais portugueses.
Para os interessados, as quatro temporadas encontram-se num "pack" de DVD na Amazon (com legendas unicamente em inglês) e há mais informações aqui e aqui.

Laure Berthaud e o juiz de instrução François Roban a combinarem
mais um ataque ao crime violento


Sem comentários: