quinta-feira, 27 de junho de 2013

O jornalismo português retratado num só título


Muito nos diz esta notícia ("Utentes gastaram mais com taxas moderadoras") sobre o actual estado da imprensa e do jornalismo em Portugal.
Eis a matéria de facto:
 
1- Houve, pelo menos em média, uma redução no preço dos medicamentos.
2 - A compra de medicamentos não está, em geral, dependente das taxas moderadoras mas nos serviços públicos as consultas médicas requerem o pagamento das taxas moderadoras. Na compra livre de medicamentos não se aplicam taxas moderadoras.
3 - O preço das taxas moderadoras aumentou mas terá sido significativamente alargado o número de isenções.
4 - Num período que no "lead" da notícia não se consegue apurar, e segundo a afirmação do ministro da Saúde, a redução do preço dos medicamentos permitiu (aos utentes do SNS) poupar 30 milhões de euros.
5 - No mesmo "lead" há uma alusão ao aumento do preço das taxas moderadoras sem referências a números.
6 - O "lead" da notícia é este: "O ministro da Saúde garantiu hoje que, apesar do aumento do valor das taxas moderadoras, os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) pouparam 30 milhões de euros graças à redução do preço dos medicamentos".
7 - O título da notícia é este: "Utentes gastaram mais com taxas moderadoras".
8 - Factualmente, o título é correcto.
Mas, jornalisticamente, pelo menos segundo o jornalismo que em tempos se praticava e defendia, e até na perspectiva da "novidade", o que é importante na notícia é a poupança dos 30 milhões.
O título da notícia equivalente ao "lead" deveria ser este: "Utentes pouparam 30 milhões nos medicamentos".
9 - Esta inversão jornalística pode ter sido motivada por: (a) incompetência; (b) iliteracia; (c) falta de rigor jornalístico; (d) preocupação em destacar o que é negativo (aumento das taxas moderadoras) em prejuízo do que é positivo (redução do preço dos medicamentos); (e) militância antigovernamental.
10 - A notícia saiu no "Diário de Notícias" de hoje.

Sem comentários: