segunda-feira, 10 de junho de 2013

"Marvel Comics - The Untold Story", de Sean Howe

Dezenas de super-heróis, cada um deles com várias histórias que nem sempre se harmonizam, dezenas de autores e de desenhadores, um renascimento recente conseguido por via do cinema, polémicas diversas sobretudo em torno dos direitos dos autores, várias ameaças de falência e uma história de quase oitenta anos - é a mítica Marvel, a Casa das Ideias de Stan Lee.
Este livro ("Marvel Comics - The Untold Stories", do jornalista Sean Howe, traça um retrato exaustivo da história da Marvel e dos seus vários universos, a partir de mais de cem entrevistas com muitas pessoas que trabalharam na empresa ou que a acompanharam de uma forma ou de outra e é um contributo imprescindível para melhor a conhecer.
Quem identifica a maioria das suas mais destacadas personagens e os seus vários autores acompanha o relato do autor sem precisar de fazer mais do que algumas consultas ao longo da obra. Mas é pena que, por opção editorial ou por dificuldades na obtenção dos direitos, o livro não seja ilustrado com os vários super-heróis e com as diversas maneiras como foram representados.
Isso não lhe retira interesse nem pertinência e nem o facto de parecer dar menos espaço a Stan Lee e mais espaço aos seus críticos mais directos (como Steve Ditko, Jack Kirby e Steven Gerber) diminui o alcance desta "Untold Story", a que só faltaria dar maior atenção aos filmes com os super-heróis da Marvel, mesmo os piores, para ser uma obra completa.
 
 
 

Sem comentários: