quinta-feira, 6 de junho de 2013

"Borgen"

 
Imagine-se um partido, por exemplo com a designação de Partido Moderado, entre o PSD e o PS, chefiado por uma mulher com dois filhos e um marido.
O Partido Moderado disputa eleições mas sem ter a maioria e uma sucessão de manobras partidárias faz com que essa mulher acabe por ser nomeada primeira-ministra, dependendo o bom sucesso do seu governo de coligação de jogos complexos de negociações partidárias. As várias peripécias políticas e pessoais, o relacionamento do governo e dos partidos com a comunicação social e a situação familiar da própria primeira-ministra são a matéria-prima para uma boa série de histórias.
Uma série televisiva com este desenvolvimento e com um orçamento que parece ser relativamente modesto podia ser feita em Portugal. Mas onde a fizeram foi na Dinamarca, em 2010, com o título de "Borgen" (a designação da sede do parlamento dinamarquês). Tem como criador e produtor Adam Price e como cabeça de cartaz a actriz Sidse Babett Knudsen a interpretar a surpreendente personagem que é a primeira-ministra Birgitte Nyborg.
 
 
 
As primeiras duas temporadas estão editadas em DVD e a terceira já foi exibida na DR, a cadeia de televisão da Dinamarca que achou que "Borgen" também era uma maneira de mostrar as potencialidades da democracia e de mobilizar as pessoas para a participação cívica. E é verdade, além de ser mais um exemplo admirável de todas as potencialidades da televisão contemporânea.
 
 

2 comentários:

Palmira Gaspar disse...

Quando é que séries de qualidade ou, pelo menos, de interesse passam na nossa televisão? Ao menos "na cabo"?

Palmira Gaspar disse...

Vamos ver se temos a "sorte" de vê-la por cá mesmo só na cabo e a horas tardias!...