quarta-feira, 26 de junho de 2013

"A Arte de Pensar com Clareza", de Rolf Dobelli

 
Gestor e autor de alguns romances não publicados em Portugal, o suíço Rolf Dobelli analisa nesta sua obra 52 erros de raciocínio tão frequentes que... nós todos já cometemos algum deles durante a nossa vida e já vimos alguém cometê-los.
"A Arte de Pensar com Clareza" (que traduzi para a Temas e Debates) não é um manual maçador nem um compêndio psicológico sobre o nosso modo de pensar.
É, sim, uma descrição certeira que explica, de modo sucinto mas directo e às vezes com muita graça, os erros inventariados, recomendando alguns meios de o evitar.
A tarefa do autor é ajudada pela sua formação técnica e científica e pela sua experiência do mercado de capitais, o que lhe dá um rigor de análise muito preciso.
Com algumas notas de humor, valorizadas pelas ilustrações, "A Arte de Pensar com Clareza" lê-se bem e com muito proveito, ajudando a evitar erros de pensamento e, o que é sempre mais interessante, a descobri-los no comportamento alheio.

2 comentários:

Anónimo disse...

Qual a diferença entre os livros "A arte de pensar com clareza" e "A arte de pensar claramente", ambos do autor Rolf Dobelli?

Pedro Garcia Rosado disse...

"A Arte de Pensar com Clareza" é a edição portuguesa, que corresponde à imagem junta e que eu traduzi. "A Arte de Pensar Claramente" é a edição brasileira.