quarta-feira, 8 de maio de 2013

As eleições autárquicas de 2013 nas Caldas da Rainha (7): entre o pântano e a expectativa

As eleições autárquicas nas Caldas da Rainha ganharam hoje outra dimensão com a divulgação de que há uma candidata independente à Câmara Municipal e do que se propõe fazer o candidato do PSD (notícias desenvolvidas no "Jornal das Caldas", sem link).
O que se podia esperar da candidatura de Tinta Ferreira, o engravatado lugar-tenente do presidente cessante, está todo na notícia e é deprimente. Apesar do cargo de vice-presidente que teve na Câmara, e que se calhar ainda tem, Tinta Ferreira inventaria as mesmas coisas que um qualquer candidato externo da oposição seria capaz de brandir para ganhar votos.
São promessas de quem teve oportunidade de fazer as coisas e não fez, com meia-dúzia de fogachos (um "espelho de água" em Salir do Porto, "desportos náuticos" na Foz do Arelho, "turismo sénior", a "marca 'Caldas'") e piscadelas de olho inspiradas no que vai lendo nos jornais (apanha de bivalves na Lagoa de Óbidos e codornizes no Landal). A realidade (dos preços de luxo da água aos "apagões" da EDP) não tem nada a ver com ele e, parece, com o PSD local de Fernando Costa, que troca as Caldas da Rainha por Loures. Se ganhar - e com o meu voto não conta -, o que irá acontecer será mais pantanoso do que o catastrófico futuro da Lagoa de Óbidos, a cujo assoreamento a Câmara não tem prestado a devida atenção mas que agora, como dá jeito, já figura nas intenções eleitorais de Tinta Ferreira.
A ideia de ter este candidato como presidente da Câmara é realmente assustadora.
Felizmente pode haver uma alternativa e a notícia da candidatura independente de Teresa Serrenho suscita alguma expectativa, depois do que parece ter sido o feliz fracasso de uma tentativa de entendimento entre uma parte dos independentes e o Bloco de Esquerda.
Perante as presumíveis candidaturas "turísticas" do PS, do PCP e do BE e a desinteressante e desinspirada candidatura do PSD de Tinta Ferreira, a candidatura dos independentes pode ser a melhor alternativa, se conseguir fazer um programa que atenda às dificuldades e às potencialidades de todo o concelho, da cidade e das freguesias não urbanas.
Depois de ter escrito isto, espero poder mudar de opinião e encontrar bons motivos, além do perfil da candidata à Câmara Municipal, para votar na candidatura de Teresa Serrenho.

2 comentários:

HPINTO disse...

Muito bem meu caro. A Teresa Serrenho é fantástica. Se não votarem nela então é porque o voto pode já não ter o mesmo valor.

Anónimo disse...

Estou de acordo.Urge sair deste charco a que a politiquice interesseira e, ao serviço de poucos, nos conduziu. Inevitá vel é fazer surgir tufos de esperança e dar voz aos cidadãos empenhados no bem comum.O que fizeram, até agora, decididamente nao serve. Nao vale a pena repetir.