sábado, 23 de março de 2013

Eles saberão do que estão a falar?


O "Expresso" presenteou-nos com mais um dos seus "diktats" culturais, desta vez sobre séries de televisão, decretando quais são as cinquenta melhores.
A lista é sintomaticamente bizarra, parecendo viver mais de um conhecimento superficial ou de "ouvir dizer" do que de um conhecimento directo da matéria.
Assim, se não ignoram "The Wire" ou "The Killing/Forbrydelsen" (o que até admira...), os autores da lista conseguem desprezar e esquecer "Boardwalk Empire", "Breaking Bad", "Bron/Broen/The Bridge", "Damages", "Downton Abbey", "ER", "Generation Kill", "The Good Wife", "House", "NCIS", "Roma", "Southland", "Treme", e "The Walking Dead"... embora destaquem inanidades como "Os Borgia", "CSI" e "Lie to Me".
As fragilidades da imprensa portuguesa estão aqui exemplarmente expressas: nunca será possível ter a certeza de que quem escreve sobre alguma coisa conhece de facto o objecto da sua atenção.
E antevendo só a pergunta natural (e eu, vi tudo?), digo que sim: que vi, na televisão e em DVD, todas estas séries que cito; que tentei ver as três inanidades citadas e que desisti por desinteresse absoluto. A minha opinião está neste blogue, bastando, para esse efeito, inscrever o título da série no campo de busca em cima à esquerda.

Sem comentários: