sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

"Marcelo Rebelo de Sousa", de Vítor Matos


"Marcelo Rebelo de Sousa", de Vítor Matos (Esfera dos Livros) é um livro interessante.
Biografar personalidades vivas é sempre um problema pelas dificuldades que isso pode impor ao que o autor da biografia pode querer contar mas, neste caso, o biografado terá colaborado sem querer intervir.
O resultado, aqui e ali menos confortável para Marcelo Rebelo de Sousa, é no entanto muito positivo e a história da sua vida animada acompanha bem a retrospectiva política do seu tempo. Encarada como uma forma de ajudar Marcelo Rebelo de Sousa a posicionar-se para uma aguardada candidatura presidencial, como já tem acontecido com outros, esta obra (por mérito do biografado e do biógrafo) vai mais longe do que isso e torna-se uma leitura aliciante. E, de facto, acabamos por conhecer um pouco melhor o "professor Marcelo". Com ela, qualquer leitor ficará por isso habilitado a fazer todas as especulações que quiser sobre o futuro político de Marcelo Rebelo de Sousa.
Trabalho cuidado, "Marcelo Rebelo de Sousa" tem pelo menos duas "gralhas" que teriam sido evitáveis: o poeta português Francisco Manuel do Nascimento (1734-1819) teve como "nom de plume" Filinto Elísio e não Filipe Elísio e a Urgeiriça não fica nos arredores de Viseu mas a 30 quilómetros desta cidade.

1 comentário:

Miguel Pestana disse...

Esta é uma biografia que muito me agradará, com certeza.

O biografado disse que a (sua) biografia não tinha nada de especial, nem deveria merecer a atenção que o autor deu. E disse que não ia lê-la.

É por afirmações destas que vou gostar de ler este livro.