domingo, 20 de janeiro de 2013

Sair do euro? Uma proposta para debate

 
Não me parece que a saída de Portugal do euro seja vantajosa e julgo que são poucos os que, defendendo esta opção, a conseguem justificar.
Rui Verde, professor universitário de Direito, defende - e convictamente - a saída do euro como instrumento para sair da presente crise orçamental e para mudar o Estado.
Fá-lo num livro de cem páginas, (bem) escrito com convicção e com argumentos de fazer pensar: "Helicópteros com Dinheiro - Sair do Euro, da Crise e Mudar o Estado", publicado pela Chiado Editora.
É um texto interessante e estimulante e merecedor de atenção, na linha anglo-saxónica (o autor doutorou-se na universidade inglesa de Newcastle) sem as vestes mais pesadas com que os académicos gostam de enfeitar as suas opiniões.
Rui Verde foi vice-reitor da Universidade Independente e escreveu, com base na sua experiência, "O Processo 95385 - Como Sócrates e o Poder Político Destruíram uma Universidade", que é um depoimento fundamental sobre o ensino superior privado em Portugal.

1 comentário:

Unknown disse...

Há muita gente capaz a defender a saída do euro, e justificam-na muito bem... Talvez não tenha prestado atenção. A questão é a forma de tabu que discutir sobre o euro ganhara. Porque não se discute o que é ficar no euro. Na verdade quem defende a permanência no euro é que não tem forma de o provar, pior nega-se a aceitar e encarar as consequências do que significa cada mês a mais no euro.