sábado, 8 de dezembro de 2012

Os universos paralelos de "The Walking Dead"

É quase impossível a adaptação fiel de uma história em papel ao audiovisual e são numerosos os filmes que o atestam nas mais diversas vertentes: há personagens a mais ou a menos, há cenas que não podem ser filmadas, há fins que deixariam em choque muitos espectadores.
A equipa que adaptou à televisão a série de banda desenhada "The Walking Dead" mandou todas as normas à fava e criou um verdadeiro universo paralelo que se tornou mais evidente na terceira temporada (que agora foi de férias de Natal).
A prisão existe, o malvado patrão de Woodbury também, a mulher de Rick morre mas ao dar à luz e não atravessada (com a filha Judy) pelas balas do Governador e Tyreese (Chad Coleman, o Cutty de "The Wire"), o denodado "compagnon de route" de Rick só agora apareceu e Rick ainda tem os dois braços.

 
 
O resultado é interessante de acompanhar e quem conhece o desenvolvimento da história (que tem estado a ser publicada, na íntegra, nos monumentais e imponentes "Compêndios") depara-se na televisão com pequenas alterações que, por comparação, são estimulantes, com os argumentistas a porem as personagens a trilharem caminhos diferentes da banda desenhada para chegarem, no entanto, ao mesmo destino.
Esta opção não é, porém, nada desinteressante e também ajuda a fazer de "The Walking Dead" uma das grandes séries de televisão dos nossos dias, lugar que já lhe estava garantido pela transferência da temática dos "zombies" para o horário nobre das televisões... com todos os matadores, como se costumava dizer.
A propósito, para quem quer conhecer a história original, a editora Image está a reuni-la nas colectâneas a que chamou "Compêndios", com alguns milhares de páginas e vários quilos de peso. Não é fácil manusear estes volumes (lê-los na cama é impossível) mas a leitura da BD assim de empreitada mostra que, a esse nível e apesar do desenho por vezes quase esquemático e a preto-e-branco, "The Walking Dead" é também uma obra genial de banda desenhada.



Sem comentários: