sábado, 11 de agosto de 2012

Caldas da Rainha não gosta da Foz do Arelho

A praia da Foz do Arelho, com a sua ligação à Lagoa de Óbidos, marca a extremidade sul da orla costeira do concelho de Caldas da Rainha.
Partindo daí para o Norte, até Salir do Porto na sua ligação a São Martinho do Porto, são vários quilómetros de uma paisagem deslumbrante onde o Oceano Atlântico se combina com falésias e terrenos quase em estado selvagem e de onde se podem ver Peniche, a Nazaré e as Berlengas.
Com excepção de São Martinho do Porto (que devia regressar a este concelho, onde já esteve integrado), esta extensão territorial é uma das grandes mais-valias turísticas das Caldas da Rainha. Mas é, também, a que é pior tratada.
A Foz do Arelho é uma praia amena e simpática que, mesmo sem promoção adequada, ganha uma população flutuante de milhares de pessoas em Agosto. Mas não tem estacionamento e a experiência de um autocarro gratuito de transporte para a praia, que foi uma boa ideia da Câmara Municipal, perdeu-se ingloriamente.
Na rotunda entre a Foz do Arelho e a Estrada Atlântica (mais conhecida por "Rotunda do Greenhill") havia um miradouro natural, de onde se podia ver a praia, a Lagoa de Óbidos e o mar. A Câmara contratou obras, das tais "de requalificação", há vários meses. Hoje em dia as obras estão paradas e o miradouro está inacessível.
O turismo e a promoção turística vivem, às vezes, de coisas muito simples. A Câmara das Caldas e a tal Turismo do Oeste não o percebem. Ou então não gostam da Foz do Arelho. Ou nem sabem que esta praia existe. Ou apostam na retaliação contra o presidente da Junta de Freguesia local. Ou as quatro coisas juntas.
Talvez lhes fizesse bem deixar os balcões das tasquinhas da Expoeste e irem dar uma volta até à Foz do Arelho...

Sem comentários: