sexta-feira, 25 de maio de 2012

"Treme": o triunfo de David Simon

Nova Orleães depois do furacão "Katrina" e a sua música como tema de uma série de televisão? Digamos que é coisa que sugere um documentário, ou uma série documental, de âmbito cultural e etnográfico. Talvez à distância, "Treme" não pareça ser mais do que isso. Mas é. É muito mais e é uma das mais extraordinárias séries televisivas que vi (de uma colecção delas onde se incluem "Boarwalk Empire", "The Killing/Forbrydelsen" e "Game of Thrones").
"Treme" (leia-se "tremê") já teve duas temporadas, de dez e onze episódios (a segunda temporada está a sair agora em DVD) e já há uma terceira a sair.
É produzida pela HBO, que é sem a menor dúvida a mais importante produtora de séries televisivas dos últimos dez anos. É da autoria de David Simon, o principal criador de "The Wire", com a colaboração de Eric Overmyer. E, como já aconteceu com "The Wire", não teve direito a prémios de renome. Mais uma vez, é mau para a reputação de quem decide esses prémios.
Passada em Nova Orleães meses depois do "Katrina", "Treme" é uma espantosa história de resistência e de sobrevivência, de pessoas e de tradições, de música e de cultura. Tem um conjunto de personagens inesquecíveis a que dão corpo John Goodman (admirável, "Fuck you, you fucking fucks!"), Steve Zahn, Clarke Peters, Wendell Pierce mas também Kim Dickens e Khandi Alexander. É filmada num tom surpreendentemente contido, o que dá mais força às várias histórias pessoais dos que lutam por sobreviver... ou que simplesmente desistem. E tem uma banda sonora que se integra harmoniosamente na narrativa, interpretada e cantada por um numeroso grupo de artistas da própria Nova Orleães.

John Goodman
Wendell Pierce, David Simon
e Clarke Peters

A primeira temporada de "Treme", e acredito que a série na sua totalidade, confirma também David Simon como um dos criadores de televisão mais importantes dos nossos dias. "The Wire" já o revelara mas os puristas que torcem o nariz ao "policial" podiam pensar, talvez com alguma esperança, que ele não conseguiria ir mais longe. Mas foi.
"Treme" é um triunfo pessoal de David Simon.

Sem comentários: