quarta-feira, 21 de março de 2012

"Forbrydelsen/The Killing"



Durante vinte episódios de quase uma hora cada estive praticamente agarrado ao televisor. Estive a ver a série televisiva dinamarquesa "Forbrydelsen" (conhecida pelo título inglês "The Killing") e não dei por um momento morto, por uma pausa desinteressante, por uma transição de episódio para episódio que não convidasse a continuar.
Datada de 2007 (cinco anos e, no entanto, não parece), "Forbrydelsen" é uma das melhores demonstrações das imensas virtualidades da televisão para contar certo tipo de histórias. E o "policial", neste caso, não se dá mal, nada mal. Encontra-se, com um ritmo diferente das produções americanas, aquilo que já se encontrou, e que Martin Scorsese sublinhou, no mais recente "Boardwalk Empire": o tempo. Há tempo para contar uma história, para filmar os olhares, para desenvolver as personagens, para interpretar os silêncios, para dialogar inteligentemente com o espectador.
"Forbrydelsen" teve em 2007 a sua primeira série, com o assassínio de uma jovem a abrir as portas a outros mistérios no meio de uma batalha eleitoral pela câmara de Copenhaga. A segunda temporada (em 2009) aventurou-se mais directamente pelos meios políticos. E a terceira começa em Setembro deste ano e poderá esclarecer alguns enigmas (como será o caso do agora presidente de câmara Troels Hartmann).
Sofie Gråbøl é a heroína (a inesquecível Sarah Lund) e na primeira temporada houve duas interpretações fortíssimas (Bjarne Henriksen como Thais Birk Larsen e Lars Mikkelsen como Troels Hartmnann).
Onde "The Wire" associou ao "policial" o exame cru do mal-estar social e político, "Forbrydelsen" optou primeiro pelo "policial" para depois explorar outros domínios "en passant". Mas é tão excepcional como "The Wire".
É exibida no caldo indiferenciado de um dos canais do cabo que só servem para alguns mas, como todas as grandes séries, merece o acolhimento que só  é garantido pela (re)visão em DVD no sossego de casa.

2 comentários:

Unknown disse...

Ando à procura desta série há imenso tempo.
Sabe-me dizer onde posso comprá-la? Já tentei a Fanc, Wook, etc sem sucesso.
Obrigado.
J.Rocha

Pedro Garcia Rosado disse...

Eu comprei na Amazon inglesa (www.amazon.co.uk), com legendas em inglês, edição que deve ter sido facilitada pelo êxito que a série teve no Reino Unido. Actualmente já existem as três temporadas numa única edição, como verifiquei agora. É por aí que tenho comprado muita coisa e, sem qualquer favor ou publicidade, gosto do serviço.
Cumprimentos,
P.