terça-feira, 24 de maio de 2011

Uma viagem extraordinária a uns anos 70 diferentes do que conhecemos

"A Viagem" ("Shift", no original) é o primeiro volume de uma série de Tim Kring (criador da série "Heróis") e Dale Peck (autor com obras diversas já publicadas) que começa pelo assassínio de John F. Kennedy e que... bem, ainda havemos de saber como vai terminar. É uma história bem escrita de ficção política, ficção científica, espionagem e acção, com personagens bem interessantes, que tive o gosto de traduzir.
A capa é uma curiosidade, porque está muito adequada à época em que decorre "A Viagem" e, não deixando de ser arriscada nos tempos que correm (com a sua estética psicadélica), está bem concebida. A autoria, segundo me informa Pedro Reisinho, o dinâmico editor da Gailivro, é de Rui Gamito, director de arte da Asa (de onde têm saído outras capas muito boas).
O título é também uma curiosidade. Tendo o hábito de quase nunca fazer propostas de títulos portugueses para as traduções que faço (por respeito para com os critérios do editor), perguntou-me Pedro Reisinho se tinha alguma sugestão para "Shift". Sugeri alguns títulos, pensando nas alterações que sofrem algumas personagens, mas longe do que é, afinal, mais simples e mais eficaz: "A Viagem". No alvo!
Mais informações no blog da Gailivro/1001 Mundos, aqui.

Sem comentários: