sábado, 30 de abril de 2011

Piratas e piratarias

Um organismo chamado Fevip, que reúne editores de filmes em DVD, continua a atirar contra os espectadores de cinema em casa – e que compram e/ou alugam filmes em DVD – um anúncio terrorista que ameaça esses mesmos espectadores com a prisão se forem “piratas”, ou seja, se fizerem o “download” não autorizado de filmes, equiparando o acto ao roubo de objectos.
Este anúncio, importado, já circula há cinco ou seis anos e é apoiado pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais. Não se sabe se o apoio, expressamente citado, se traduz em dinheiro. Seria interessante saber-se se esses repelentes minutos já tiveram algum efeito positivo no combate à “pirataria” e, claro, qual o grau de apoio dado pela IGAC à iniciativa.
Acredito que o efeito é nulo. E prefiro um outro tipo, inteligente, de campanha (da Sony, salvo erro) que compara a qualidade dos filmes em edição legítima com a qualidade dos filmes em edição pirateada.
Ressalvando que não faço “download” de filmes (além do mais, a minha banda “larga” é estreita), que prefiro ver filmes em boa qualidade de imagem e som, que sempre paguei e pago para ir ao cinema e para ver cinema em casa (excepto quando fiz crítica de cinema) e frequentei e frequento videoclubes e, que como autor, sei que as cópias ilegais prejudicam a remuneração de autores, argumentistas, actores, realizadores e produtores. E, claro, dos distribuidores e exibidores, tanto dos néscios e dos idiotas como dos inteligentes e dos que gostam de cinema.


(Publicado no Facebook em 31.10.10)

Sem comentários: