segunda-feira, 25 de abril de 2011

O desaparecimento de Giovannino Guareschi

Diz-me a minha filha, levando um dos meus exemplares das obras editadas em português de Giovannino Guareschi, que ainda conservo, que este autor (jornalista, ilustrador e escritor italiano, 1908 - 1968) já não está publicado em Portugal.
Guareschi foi o criador das imortais personagens do cura Don Camilo e do chefe comunista regional Pepone que, através de dezenas de divertidos episódios, pôs em confronto na Itália do pós-guerra. Mas é um confronto terno, hilariante, de dois adversários que o são apenas por estarem em barricadas políticas diferentes, tutelado por um Cristo a que Don Camilo se confessa e que lhe vai exigindo alguma moderação e alguma diplomacia.
Pelo que consegui perceber, só se encontra um dos seus quatro romances com estas personagens numa colecção da Europa-América. E é pena porque, na actual situação política, as suas histórias poderiam ser, de algum modo, inspiradoras. Embora, recordando-me do que li, Don Camilo e Pepone unissem esforços e munições se lhes aparecesse pela frente um político como o actual primeiro-ministro português. 

Sem comentários: