sexta-feira, 29 de abril de 2011

“Claridade”: uma divertida caça-fantasmas

A escritora norte-americana Alyson Noël, que se tornou especialmente conhecida pela série “Os Imortais” (“Eternidade”, “Lua Azul”, “Terra Sombria” e, em breve, “Dark Flame” e “Night Star”), uma história fantástica para adolescentes e “jovens adultos”. A personagem central é Ever, uma jovem que se tornou imortal e que tem uma irmã, Riley, morta antes de fazer treze anos, a idade em que passaria, na lógica da língua inglesa, à condição de “teen”.
E é com Riley que Alyson Noël faz um “spin off” de “Os Imortais” para criar uma série autónoma, que tem Riley como personagem principal e encarregue no mundo dos mortos de ser uma Apanhadora de Almas, ou seja, de convencer os mortos que andam como fantasmas pelo nosso mundo a irem descansar para esse outro universo, designado por “Aqui”. Acompanhada por um adolescente de aspecto parvo, Bodhi, e por Botão de Ouro, a bela cadela labrador que fazia parte da família, Riley torna-se uma caça-fantasmas divertida e cheia de iniciativa e as suas primeiras peripécias (para começar, em “Claridade”, a que se seguirá “Shimmer”) lêem-se com gosto. É interessante verificar que “Claridade” beneficia de um estilo diferente de “Os Imortais”, adequado a um público mais jovem, com algum humor mas também com passagens emocionantes, sem as quais uma história destas não poderia passar.
Visando públicos relativamente diferenciados, mas não muito, “Os Imortais” e a série iniciada com “Claridade” são obras que os adultos também deveriam ler, muito especialmente se forem pais com filhos adolescentes ou pré-adolescentes. “Os Imortais” é, à sua maneira, um interessante ensaio sobre a sexualidade adolescente, especialmente das adolescentes. E “Claridade” ajudar a lidar com a morte e com a perda, de uma maneira discretamente sóbria, para lá do simples agrado que a história suscita. (A série “Os Imortais” e “Claridade” são edições Gailivro e eu fui o seu tradutor.)

(Publicado no Facebook em 3.03.11)

Sem comentários: